PROJETO DE FERRAMENTAS

DESCRIÇÃO

Curso de especialização profissional direcionado a desenhistas técnicos e profissionais de ferramentarias e estamparias, abrangendo os principais tipos de ferramentas simples e progressivas para corte, dobra e repuxo. Projetos completos elaborados com guia fixa e com guia móvel (placa intermediária), sujeição por molas, sistemas de cunhas, sistemas de alimentação e afiação preventiva. Excelente curso com aulas teóricas e práticas com desenhos em CAD, incluindo cálculos, tratamento térmico, lista de peças e de materiais.

PRÓXIMAS TURMAS

Segundas e quartas – das 19:00 as 21:55 – início em 02/10/2017

Sábados – das 08:00 as 13:50- início em 07/10/2017

PRÉ-REQUISITO

Conhecimento em interpretação de desenho técnico e software CAD

CARGA HORÁRIA

352 horas/aula – 01 ano

INVESTIMENTO

Matrícula 406,00 / Mensalidade 512,40 (desconto de 76,40 para pagamentos realizados até dia 15 de cada mês) / Rematrícula 30,00 a cada 03 meses.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

  • 02 fotos 3×4, cópia do cpf, cópia do rg (não aceitamos cnh), cópia de comprovante de residência e cópia de certificado de desenho técnico e de autocad ou outro software congênere ou declaração de possua os conhecimentos exigidos para o curso em questão.
  • a empresa que solicitar o faturamento do curso em seu nome deverá apresentar carta em papel timbrado contendo carimbo de cnpj e assinatura do responsável autorizando a emissão de boletos e notas fiscais.

Detalhes do Curso

  • Carga Horária

    352 horas/aula - 01 ano

  • Investimento

    Matrícula 406,00 / Mensalidade 512,40 (desconto de 76,40 para pagamentos realizados até dia 15 de cada mês) / Rematrícula 30,00 a cada 03 meses.

  • Requisitos

    Conhecimento em interpretação de desenho técnico e software CAD


DEPOIMENTOS

depoimentos

DANIEL BENVINDO-PROJETO DE FERRAMENTAS

depoimentos

PATRÍCIA MARQUES-PROJETO DE FERRAMENTAS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1ª FASE

INTRODUÇÃO - definição e conceitos fundamentais de estampagem, tipos de estampos, prensas e processos, sistemas de alimentação, matemática básica – revisão, trigonometria básica, aplicação de calculadora científica. OPERAÇÕES DE CORTE - estudo da tira, faca de avanço, força de corte, força de sujeição e extração, folga de corte, setor de corte e ângulo de saída, punção → tipos e utilização, flambagem, placa de choque, dimensionamento da matriz, baricentro → localização da espiga e balanceamento da ferramenta, dimensionamento da espiga, parafusos → dimensionamento e localização, molas, materiais para construção da ferramenta, tratamento térmico.

2ª FASE

OPERAÇÕES DE DOBRA - definição e conceitos fundamentais de dobra, tipos de dobra, desenvolvimento de dobra → blank, raios de dobra, retorno elástico e nervuras, força de dobra, força de sujeição e extração, matriz → formatos e dimensionamento, punção → formatos e dimensionamento, balancim, cunhas, fixação da ferramenta → presilhas.

3ª FASE

OPERAÇÕES DE REPUXO - definição e conceitos fundamentais de repuxo, tipos de repuxo, desenvolvimento de repuxo → blank, número de estágios para repuxo, dimensionamento de cada estágio, força de repuxo, força de sujeição e extração, furo com aba trefilada, repuxo por extrusão → bisnagas, afiação → manutenção geral da ferramenta.

4ª FASE

FINEBLANKING (CORTE FINO) - definição e conceitos fundamentais de corte fino, aplicação das peças estampadas por corte fino, precisão dimensional das peças, prensas para operações de corte fino, sistemas de sujeição com anel em "v" , força de corte, forças de sujeição e extração, folga de corte, características construtivas da ferramenta NOÇÕES GERAIS – cunhagem, forjamento, hidroconformação, tratamento térmico.
Marcelino Honorio

Marcelino Honorio

Instrutor Projeto de Termoplásticos & Alumínio / Projeto de Ferramentas
WANDERLEI

Vanderlei Cardoso

Instrutor Projeto de Ferramentas & Fineblanking

Formulário de Inscrição

X