ROBÓTICA

DESCRIÇÃO

Neste curso o aluno aprende o uso dos componentes eletrônicos mais comuns e também componentes eletrônicos digitais: circuitos integrados, micro controladores e dispositivos integrados. O estudo é dirigido a plataforma de prototipagem Arduino (www.arduino.cc), com uso de componentes modulares pré-fabricados, sensores, motores elétricos e estruturas mecânicas compatíveis com a respectiva plataforma. Através da montagem de protótipos e programação em linguagem C, é possível desenvolver habilidades especificas para criação de projetos próprios com foco comercial, educacional ou experimental/hobbysmo.

PRÓXIMAS TURMAS

Segundas e quartas – das 09:00 as 12:00 / 14:00 as 17:00  / 19:00 as 22:00 – início em 10/01/2018 – 14 comparecimentos

Sábado – das 08:00 as 13:50 – 13/01/2018 – 07 comparecimentos

PRÉ-REQUISITO

Conhecimento básico em informática – idade mínima 14 anos.

CARGA HORÁRIA

56 horas/aula

INVESTIMENTO

03 parcelas de 496,00 ou 5 parcelas de 338,20 no cartão

* valores válidos para o ano letivo 2018

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

  • 02 fotos 3×4, cópia do cpf, cópia do rg (não aceitamos cnh), cópia de comprovante de residência.
  • a empresa que solicitar o faturamento do curso em seu nome deverá apresentar carta em papel timbrado contendo carimbo de cnpj e assinatura do responsável autorizando a emissão de boletos e notas fiscais.

Detalhes do Curso

  • Carga Horária

    56 horas/aula – 14 comparecimentos/semana e 07 comparecimentos/sábado

  • Investimento

    03 parcelas de 489,10 ou 5 parcelas de 345,24 no cartão

  • Requisitos

    Conhecimento básico em informática - idade mínima 14 anos.


DEPOIMENTOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo Básico
  • Conceitos de Eletrônica básica
  1.      Resistência
  2.      Tensão
  3.      Corrente
  4.      Capacitância (Farad)
  5.      Frequência (Hz)
  • Utilizando o multímetro digital com capacímetro e frequencímetro
  • Conceitos de Eletrônica digital
  • Conhecendo os componentes eletrônicos lineares, características e aplicações
  • Conhecendo os componentes eletrônicos Digitais, características e aplicações
  • Montagem de projetos e protótipos em protoboard
  • Conceitos básicos de soldagem
  • Uso de estação de soldagem e ferro de solda
  • Uso de estação de retrabalho
  • Montagem de 5 projetos iniciais de eletrônica básica de forma prática
  1.      Os projetos irão variar de acordo preferência e escolha da turma
  • Desenho, teste e experimentação de circuitos eletrônicos em simuladores
Modulo Intermediário
  • Linguagem de Programação;
  1.            Wiring: baseada em C/C++ / Arduino
  2.            Tipos de dados
  3.            Sintaxe básica
  4.            Controle de fluxo
  5.            Funções da biblioteca padrão
  6.            Principais bibliotecas
  • Programando diretamente na placa Arduino
  • Exercícios práticos de programação em Arduino
  • Conhecendo os principais sensores e módulos Arduino
  • Montagem e programação de protótipo “Robô seguidor de linha”
  • Montagem e programação de protótipo “Carro robô de 2 eixos com sensor ultrassônico”
Módulo Avançado
  • Velocidade de motores DC/DC através de PWM, motores de passo e servo motores
  • Controlando relés com Arduino, acionando eletrodomésticos a distância
  • Usando módulo Bluetooth RS232 HC-05, comunicação sem fio via Bluetooth
  • Utilizando o Serial Monitor da IDE/Arduino
  • Usando controles de videogames e interagindo com consoles
  • Arduino na Web com o Shield Ethernet
  • Controle de Acesso usando Leitor RFID com Arduino, rádio frequência
  • Explorando a EEPROM do ATMega328
  • Aplicação de cartão SD, SdFatLib
  • Montagem e programação de protótipo “Braço robótico com servo motores”
Modulo Empreendedor/MEI
  • Projetando com Arduino
  • Desenho e experimentação de circuitos eletrônicos
  • Projeto e modelagem de gabinetes
  • Princípios para uso de impressora 3D
  • Projetando em Arduino standalone
  • Como calcular os custos do seu projeto
  • Prospecção e marketing de novos produtos baseados em Arduino
  • Desenvolvendo o seu projeto pessoal com Arduino.
Capturar

Alexandre Garcez Vieira

Graduado em Processamento de Dados, Mestre em Estrutura física e lógica de sistemas computacionais e Doutorado em ciências da computação pela UFBA. Já atuou por 15 anos como professor e coordenador de tecnologia da informação. Atualmente, é consultor em informática e desenvolve pesquisas sobre Inteligência Artificial em computadores.

Formulário de Inscrição

X